domingo, 30 de agosto de 2009

Projeto lógico de Banco de dados

No último post falamos sobre alguns conceitos importantes sobre bancos de dados. Aqui iremos apontar quais etapas devem ser realizadas para criação de um modelo conceitual de um banco de dados.

O projeto lógico de banco de dados consiste na análise e modelagem utilizando o modelo de entidade e relacionamento e normalização de dados.

Copiando Peter Chen, as principais etapas para construção de um projeto lógico de banco de dados são:

  1. Identificar as entidades;
  2. Identificar os tipos de relacionamentos entre essas entidades;
  3. Desenhar o diagrama de entidade X relacionamento prevendo os itens acima;
  4. Identificar os atributos que as entidades terão;
Nomalização de dados

A normalização é o processo pelo qual são aplicadas regras a um conjunto de dados para se obter uma estrutura de dados quase livre de redundâncias. Ao final do processo de normalização, deve-se valida-lo com o modelo de entidade e relacionamento.

Esse processo pode ser feito em até seis etapas, mas geralmente, ao se chegar a terceira etapa( terceira forma normal) já se obtem um modelo de dados estável.

As três fases de normalização de dados são:

  • primeira forma normal - O objetivo aqui é eliminar grupos de dados repetitivos da estrutura e coloca-los em uma nova entidade.
Vamos analisar uma nota fiscal. Nesta existem uma série de produtos (itens repetitivos). Neste caso vamos criar uma nova entidade PRODUTO para inclusão desses itens.
  • segunda forma normal - Deve-se localizar dados que não dependa única e exclusivamente da chave primária da entidade em questão. Ao se identificar grupos de dados independentes dessa chave deve-se separá-los em outras entidades.
Os dados do cliente na nota fiscal não dependem única e exclusivamente da chave primária da Nota fiscal, assim devem ser colocados em uma nova entidade (CLIENTE).
  • terceira forma normal - Nessa etapa, devemos localizar atributos com dependência transitiva. São atributos que podem ser obtidos através de outros e que portanto não precisam existir fisicamente. Deste modo devem ser excluídos.
No exemplo da nota fiscal tempos o campo valor total. O valor desse campo é obtido através da soma do valor unitário de cada produto na nota, portanto não há a necessidade de se criar um campo para guardar esse valor.

Após a construção do modelo conceitual, partimos para a construção do modelo físico, e para a criação do script de criação dos objetos que constituirão o banco de dados

Nenhum comentário: