sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Modelos Evolucionários

Dando continuidade a explanação sobre modelos prescritivos de software, iremos nesse post falar sobre os modelos evolucionários de desenvolvimento de software.

Como o próprio nome já sugere os modelos explanados aqui são explicitamente projetados para acomodar um produto que evolui com o tempo.

A cada iteração, os modelos evolucionários tem por objetivo produzir uma versão melhor e mais completa do software.

Vamos a eles:

Modelo de Prototipagem

A prototipação é uma ferramenta que pode ser usada em qualquer um dos modelos apresentados até agora

Essa técnica auxilia o engenheiro de software e o cliente aentenderem melhor o que deve ser construído quando os requisitos estão confusos.

Um protótipo é uma espécie de versão preliminar do software.Pode ser um programa ou no papel e concentra-se na representação dos aspectos dosoftware que são visíveis para o cliente.





Modelo Espiral

O modelo espiral é uma evolução dos modelos vistos anteriormente valorizando os pontos positivos desses modelos e desprezando o pontos negativos.

O modelo original em espiral organiza o desenvolvimento como um processo iterativo em que vários conjuntos de quatro fases se sucedem até se obter o sistema final. Um ciclo se inicia com a determinação de objetivos, alternativas e restrições (primeira tarefa) onde ocorre o comprometimento dos envolvidos e o estabelecimento de uma estratégia para alcançar os objetivos.

Na segunda tarefa, avaliação de alternativas, identificação e solução de riscos, executa-se uma análise de risco. Prototipação é uma boa ferramenta para tratar riscos. Se o risco for considerado inaceitável, pode parar o projeto.

Na terceira tarefa ocorre o desenvolvimento do produto. Neste quadrante pode-se considerar o modelo cascata.

Na quarta tarefa o produto é avaliado e se prepara para iniciar um novo ciclo.


Bom gente, acho que já falamos muito sobre os modelos prescritivos de desenvolvimento? Nos próximos posts vamos falar um pouco sobre um processo de desenvolvimento de software muito difundido no mercado - O RUP.

Inté!


Nenhum comentário: