quinta-feira, 13 de agosto de 2009

A Engenharia de software

Toda ciência possui áreas de conhecimento e na computação a questão não poderia ser diferente.

A Engenharia de software é uma área do conhecimento da computação voltada para a especificação, desenvolvimento e manutenção de sistemas de software aplicando tecnologias e práticas de gerência de projetos e outras disciplinas, objetivando organização, produtividade e qualidade.

Os fundamentos científicos para a engenharia de software envolvem o uso de modelos abstratos e precisos que permitem ao engenheiro especificar, projetar, implementar e manter sistemas de software, avaliando e garantindo suas qualidades.

Além disso, a engenharia de software oferece mecanismos para se gerenciar o processo de desenvolvimento de um sistema de informação.

A esses mecanimos damos o nome de metodologias de desenvolvimento de software. Uma metodologia de software é composta por uma sequência de atividades com a finalidade de produzir produtos de software de qualidade. Esse conjunto de atividades é conhecido como ciclo de vida do processo.

Existem uma série de modelos de processos de desenvolvimento, ou seja, uma série de ciclos de vida consagrados na Engenharia de Software. Cabe aqui citar os modelos de ciclo de vida em cascaca e o modelo espiral.

Outro assunto que não podemos deixar de mencionar é que a evolução dos paradigmas de programação promoveram uma evolução na modelagem de sistemas. Uma prova disso é o surgimento da análise estruturada, depois da análise essencial e mais tarde da análise orientada a objetos.

Nos próximos posts pretendo escrever mais a respeito desses assuntos.

Nenhum comentário: