domingo, 22 de agosto de 2010

Páginas interpretadas X páginas compiladas

No último post, falamos sobre algumas diferenças entre o ASP 3.0 (legado) e o ASP.NET. Entretanto, ficou faltando falar sobre alguns detalhes sórdidos.

Quem já mexeu com ASP 3.0 sabe que o código desse tipo de página é interpretado, ou seja, a requisição a uma página .ASP é enviada para uma dll que interpreta o código em processo semelhante ao que o navegador realiza ao interpretar Scripts Client Side. Há quem diga que isso seja uma desvantagem em termos de desempenho, mas com o surgimento de computadores cada vez mais poderosos, acredito que essa característica não seja a questão que mais pesou para promoção da evolução da tecnologia ASP.

No caso do ASP.NET, quando uma página é requisitada pela primeira vez,  o programa contido nessa página é compilado automaticamente por um compilador Just In Time e depois executado.

Em termos de desenvolvimento de ASP.Net, a CLR dá ao programador muito menos com que se preocupar. Ele gerencia a memória e oferece aos aplicativos ASP.Net muito mais desempenho e estabilidade. Com o melhor isolamento de falhas, não é mais necessário a pratica de reinicializar o servidor de Web IIS ou qualquer outro servidor Web, se a aplicação cair. Por isso podemos dizer que o ASP.Net é muito mais estável e eficiente que os métodos anteriores de desenvolvimento para a
Web.

A dll ASP conta com sete objetos intrínsecos: Application, ASPError (ASP 3.0), ObjectContext, Request, Response, Server e Session.

Para qualquer operação adicional, o programador buscava dlls adicionais sendo essas desenvolvidas por terceiros e não eram gratuítas. Para realizar upload de arquivos muitos usavam o Dundas upload, por exemplo.

A utilização desses recursos exigiam um processo adicional que era o de registrar no Windows esses componentes extras.

No caso do ASP.NET, esse mundo de objetos é grande, pois podemos usar qualquer objeto contido na BCL do framework.

Além de aumentar a produtividade no desenvolvimento, o ASP.Net traz diversos novos recursos que os desenvolvedores irão apreciar como novidades para manter sessões, configurar o Servidor através de arquivos xml, gerenciar idiomas, criar
WebServices e manter a segurança do código fonte através de compilação.

Vamos ver com mais detalhes:

  •  Flexibilidade para manter estado do aplicativo, pois evita o uso de variáveis de sessões, mantendo automaticamente os seus valores.
  • A configuração do aplicativo é feita através de arquivos XML. Isto significa que ela é fácil de alterar e não exige a interferência do administrador do servidor.
  •  Facilidade em utilizar diversas culturas diferentes. Trocar a cultura usada em seu aplicativo implica em mudar uma única linha no arquivo XML de configuração. Pode também ser tratada no código, em tempo de execução. 
  •  Possui um mesmo modelo de projeto, podendo conter páginas aspx e também WebServices.
  •  Os aplicativos em ASP.Net são compilados ganhando em velocidade de execução e possui a impossibilidade de pessoas não autorizadas enxergarem o seu código-fonte.

Sendo assim, o ASP.Net é um grande passo à frente no desenvolvimento de aplicativos que rodam em servidores Web.

Os ganhos de produtividade e a facilidade de desenvolvimento são inúmeras vezes maiores que algumas tecnologias utilizadas, como – ASP, PHP, CGI, JavaScript, entre outras.

 Falaremos no próximo POST sobre os WEB forms visto que o foco do meu estudo é de aplicações que rodam neste tipo de plataforma.

Abs

Nenhum comentário: