terça-feira, 29 de junho de 2010

Resumo .NET


Prezados
Posto aqui um resumo do estudo sobre de ASP.NET que estou fazendo.

Existem vários conceitos que envolve a plataforma. NET. Vamos a eles:

A plataforma:

O .NET é uma nova plataforma de software da Microsoft para o desenvolvimento de aplicações.

Essa plataforma possui uma série de ferramentas para criar, construir, e testar aplicações.

Conceitos importantes:
  • CLR - Common Language Runtime: é o ambiente em tempo de execução que realiza várias tarefas, tais como gerenciamento de memória, coleta de lixo, segurança e tratamento de erro, além de servir como interface entre as aplicações e o sistema operacional.
  • BCL - Base Class Library:  é a biblioteca das classes que oferecem um série de necessidades básicas de desenvolvimento.
  • CLS - Common Language Specification: é a especificação que estabelece as regras que um compilador deve seguir para que seu código compilado seja capaz de executado dentro da CLR. É por conta dessa especificação que o código compilado de diferentes lingugens de programação pode ser executado dentro do mesmo ambiente de execução.
  • CTS - Common Type System - Por conta da especificação o ambiente.net oferece um sistema unificado de tipos, ou seja, uma variável do tipo String escrita em C# possui as mesmas características de uma variável do tipo string escrita em VB.NET.
  • MSIL -Microsoft Itermediate Language - Independente da linguagem a ser utilizad,a o código fonte é compilado para um código intermediário que é executado no CLR.
  • ASSEMBLY - Os Assemblies são executáveis (DLLs ou EXEs) utilizados para empacotar as aplicações no .NET facilitando a sua distribuição e execução.
  • Namespaces - É o recurso utilizado para orgainzar hierarquicamente classes.
hierarquia dos componentes na plataforma .NET



Fundamentos do ASP.NET

O ASP.NET é uma nova versão da tecnologia Active Server Pages utilizada para desenvolver p[aginas Web com conteúdo dinâmico.

Essa versão da tecnologia é compatível com a tecnologia ASP 3.0, entretanto possui um novo modelo de programação que é orientado a objeto. O ASP 3.0 é interpretado e se beneficiando dos seis objetos ASP clássicos (REQUEST, RESPONSE, etc) já o ASP.NET é compilado podendo se beneficiar de todos os recursos presentes na BCL do .NET

As requisições ASP 3.0 são submetidas ao arquivo asp.dll e as requisições ASP.NET são tratadas pelo executável aspnet_wp.exe

Arquitetura ASP.NET



Continua em outro post.

Abraço a todos!

Nenhum comentário: