segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Instalando o Java

Existem uma série de acrônimos relacionados ao java. vamos mencionar uns aqui:
  • JVM (Java Virtual Machine) apenas a virtual machine;
  • JRE (Java Runtime Environment), ambiente de execução Java, formado pela JVM e bibliotecas, tudo que você precisa para executar uma aplicação Java.
  • JDK (Java Development Kit) Nós, desenvolvedores, faremos o download do JDK do Java SE (Standard Edition).
Antes de instalar, baixe o JDK 5.0 ou superior, do site do Java da Sun, em
http://java.sun.com . Pegue a versão internacional e cuidado para não baixar o que tem mais de 90 megas, que é a primeira opção na página de download: esta versão vem com o Netbeans(IDE de desenvolvimento), que é uma ferramenta da Sun, e não nos interessa no momento. Mais para baixo da página existe uma versão menor, algo em torno de 60 megas, sem essa ferramenta.

Esse software disponível na Sun é gratuito, assim como as principais bibliotecas Java e ferramentas.

É interessante você também baixar a documentação do JDK 5.0, o link se encontra na mesma página e possui outros 40 megas.

O procedimento de instalação no Windows é muito simples: basta você executar o arquivo e seguir os passos. Instaleo no diretório desejado.

Depois disso, é necessário configurar algumas variáveis de ambiente, para que você possa executar o compilador Java e a máquina virtual de qualquer diretório. Em cada Windows você configura as variáveis de ambiente de uma maneira diferente. São duas as variáveis que você deve mudar:

  • CLASSPATH=.
  • PATH=;c:\diretorioDeInstalacaoDoJava\bin
A variável PATH provavelmente já tem muita coisa e você só precisa acrescentar. Já a variável CLASSPATH deve ser criada. No Linux, são as mesmas variáveis, mas o PATH é separado por :. Nos Windows velhos, como o 98, você deve alterar isso no autoexec.bat.

Nos Windows mais novos, como NT, 2000, e XP, procure onde você pode adicionar novasvariáveis de ambiente (em Iniciar Painel
de Controle – Sistema – Avançado Variáveis de
Sistema).
No Linux, geralmente a alteração deverá ser feita no arquivo ~/.bashrc se você  não tiver privilégios de administrador.

Nenhum comentário: