quarta-feira, 21 de outubro de 2009

O JAVA

Em alguns posts, falamos sobre a Orientação a Objetos e sobre UML, ou seja, a parte de modelagem de sistemas foi bem comentada, entretanto acho importante matar a cobra e mostrar o pau. Desta forma a partir deste post iremos brincar com o java. Farei resumos sobre as coisas que venho estudando sobre o assunto.

Mas por que o JAVA? Tenho participado de algumas palestras sobre SOA. Vi soluções propostas pela Microsoft, pela SAP e pela ORACLE e com exeção da Microsoft, em todas as soluções vistas, o java estava por trás. Isso mostra o grande poder da linguagem e nos remete a visão de que a linguagem em questão possui um futuro promissor.

Primeiramente vamos aquela babaquice da definição do que é a linguagem java.

O java é uma linguagem de programação considerada  orientada a objetos, pois com ela conseguimos implementar quase todos os itens do paradigma da O.O (encapsulamento, polimorfismo, herança...).É de certa forma interpretada, pois o código gerado na compilação dos programas feitos com ela (bytecode) roda sobre o que chamamos de máquina virtual. Essa máquina possui implementação para vários sistemas operacionais o que torna o java multiplataforma. Isso quer dizer que você escreve um programa que pode rodar no windows, no linux ou no mac OS.

Pelo fato de ser orientado a objetos, o java promove o reúso de código aumentando exponencialmente a produtividade de uma equipe no desenvolvimento de um sistema. O desenvolvimento segue padrões (design patterns) que facilitam a vida do desenvolvedor na realização de manutenções corretivas e evolutivas. O ponta pé inicial é trabalhoso, mas depois é só correr para o abraço!

Acho que isso aí é o suficiente, mas o que é preciso para desenvolver sistemas utilizando java?

A SUN (comprada pela Oracle recentemente) disponiliza uma série de ferramentas para o desenvolvimento e execução de sistemas desenvolvidos em java. Para execução necessita-se do JRE (Java Runtime Enviroment) e para o desenvolvimento temos que ter em mãos o JDK (Java development KIT) que além do compilador possui uma série de classes (bilioteca de classes) prontas para reúso de código.

Existem uma porção de IDE que facilita o desenvolvimento de sistemas. O Eclipse, sem dúvida é a mais utilizada hoje em dia. E o melhor: é gratuíta!

Outra coisa que não podemos esquecer é que existem várias sabores de desenvolvimento. Uma aplicação desktop fará uso do Java2SE, uma aplicação distribuida usará o Java2EE e uma aplicação que roda em dispositivos móveis utilizará o java2ME. Respectivamente Standart Edition, Entreprise Edition e Mobile Edition.

Para facilitar o desenvolvimento existem uma série de frameworks com a função de facilitar o desenvolvimento de aplicações. Podemos citar aqui o hibernate, o struts, o maven, o wicket entre outros.

No próximo post, vamos ensinar a montar o ambiente de desenvolvimento (como instalar o jdk e o jre e como configurar a IDE eclipse).

Grande abraço!

Nenhum comentário: