sexta-feira, 4 de setembro de 2009

As fases e disciplinas do RUP

O ciclo de vida de desenvolvimento de software proposto pelo RUP é composto por 4 fases (Iniciação, Elaboração, Construção e Transição).

Cada fase é basicamente um intervalo de tempo entre dois marcos principais. Ao final de cada fase é executada uma avaliação (Atividade: Revisar Marcos do Ciclo de Vida) para determinar se os objetivos da fase foram alcançados. Uma avaliação satisfatória permite que o projeto passe para a próxima fase.

Uma passagem pelas quatro fases é um ciclo de desenvolvimento; cada passagem pelas quatro fases produz uma geração do software. A menos que produto "desapareça", ele irá se desenvolver na próxima geração, repetindo a mesma seqüência de fases de iniciação, elaboração, construção e transição, mas agora com ênfase diferente nas diversas fases. Esses ciclos subseqüentes são chamados de ciclos de evolução. À medida que o produto atravessa vários ciclos, são produzidas novas gerações.


Em cada uma dessas fases é realizada um série de atividades agrupadas por disciplinas. A intensidade dessas atividades varia de acordo com a fase em que esta é realizada.

O RUP conta com 10 disciplinas. São elas: Modelagem de Negócios, Requisitos, Análise e Design, Implementação, Teste,Implantação,Ambiente,Gerenciamento de Projeto,Gerenciamento de Configuração e Mudança

Uma disciplina mostra todas as atividades que você deve realizar para produzir um determinado conjunto de artefatos. Essas disciplinas são descritas em nível geral — um resumo de todos os papéis, atividades e artefatos envolvidos.

Também é mostrado, em um nível mais detalhado, como ocorre a colaboração entre papéis e de que forma eles usam e produzem artefatos. Os passos nesse nível detalhado são chamados de "detalhamentos do fluxo de trabalho".

O passo seguinte é detalhar as fases e disciplinas presentes no RUP.

Até lá

Nenhum comentário: