Fiz uma série de posts falando sobre BI, onde falei de conceitos e ferramentas relacionadas ao assunto. Contudo, senti falta de falar sobre o processo de construção de DW e sobre as atividades envolvidas nesse processo.
Entendo que o primeiro passo é entender o que o cliente quer, definindo quais métricas e quais descritores ele quer analisar.
Definido o objeto de estudo, é importante buscar nos sistemas transacionais, os insumos para compor o DW e verificar a forma que estes dados serão extraídos.
Com os dados em mãos, partimos para higienização dos mesmos. Neste caso, importa-se esses dados para uma área que chamados de stage, aonde realizamos transformações e enriquecimentos. Nesta hora, o auxílio de uma ferramenta de ETL ajuda bastante.
Após o tratamento dos dados, partimos para a modelagem dimensional, onde criamos as dimensões e os fatos que comporão o DW.
Feito isso, é preciso montar uma estratégia para realizar a carga das tabelas criadas. Mais uma vez uma ferramenta de ETL ou até mesmo, scripts nos ajudarão nesta tarefa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário