A Programação estruturada (PE) foi o paradigma dominante na escrita de software até a chegada da programação orientada a objetos (POO). Enquanto a PE fia-se em estruturas de controle e repetição, a POO se baseia no conceito de objetos que possuem atributos (dados) e métodos (procedimentos).
Geralmente as pessoas que começaram a programar estruturado tem dificuldade de entender como programar orientado a objetos. Vejamos se eu consigo desmistificar isso através de comparações de código.
Vamos ao código estruturado
Uma versão orientada a objetos seria
Repare que toda a lógica de programação passou a ficar na classe e não no código fonte do programa principal.
A vantagem disso é impedir ao programador a cometer erros, facilitar a manutenção, visto que o código fica mais inteligível.
Com a criação de classes é possível fazer o reuso de código.
Mas se você pensa que parou por aí, não sabe de nada inocente. Conhecer os conceitos de encapsulamento, herança, polimorfismo e ainda conhecer designer paterns é essencial para programar orientado a objetos. Caso queira dar uma olhadinha nesses conceitos sugiro a você ler um post que escrevi a milênios antes de cristo.
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