O projeto lógico de banco de dados consiste na análise e modelagem utilizando o modelo de entidade e relacionamento e normalização de dados.
Copiando Peter Chen, as principais etapas para construção de um projeto lógico de banco de dados são:
- Identificar as entidades;
- Identificar os tipos de relacionamentos entre essas entidades;
- Desenhar o diagrama de entidade X relacionamento prevendo os itens acima;
- Identificar os atributos que as entidades terão;
A normalização é o processo pelo qual são aplicadas regras a um conjunto de dados para se obter uma estrutura de dados quase livre de redundâncias. Ao final do processo de normalização, deve-se valida-lo com o modelo de entidade e relacionamento.
Esse processo pode ser feito em até seis etapas, mas geralmente, ao se chegar a terceira etapa( terceira forma normal) já se obtem um modelo de dados estável.
As três fases de normalização de dados são:
- primeira forma normal - O objetivo aqui é eliminar grupos de dados repetitivos da estrutura e coloca-los em uma nova entidade.
- segunda forma normal - Deve-se localizar dados que não dependa única e exclusivamente da chave primária da entidade em questão. Ao se identificar grupos de dados independentes dessa chave deve-se separá-los em outras entidades.
- terceira forma normal - Nessa etapa, devemos localizar atributos com dependência transitiva. São atributos que podem ser obtidos através de outros e que portanto não precisam existir fisicamente. Deste modo devem ser excluídos.
Após a construção do modelo conceitual, partimos para a construção do modelo físico, e para a criação do script de criação dos objetos que constituirão o banco de dados
Nenhum comentário:
Postar um comentário