terça-feira, 26 de abril de 2011

XSLT

XSL é o acrônimo de eXtensible Stylesheet Language, e é uma linguagem de folhas de estilo para documentos XML.
XSLT significa XSL Transformations. Aqui aprenderemos como usar o XSLT para transformar documentos XML em outros formatos, como XHTML.

XSL consiste de três partes:
• XSLT - uma linguagem para transformar documentos XML

• XPath - uma linguagem para navegar em documentos XML

• XSL-FO - uma linguagem para formatar documentos XML

XSLT é uma linguagem para transformar documentos XML em documentos XHTML ou para conveter esses documentos em outros documentos XML.


Como funciona?


No processo de transformação, XSLT usa XPath para definir partes do documento de origem que deve corresponder a um ou mais modelos predefinidos. Quando uma correspondência é encontrada, XSLT transformará a parte correspondente do documento de origem no documento de resultado.

Vamos a um exemplo:






Empire Burlesque
Bob Dylan
EUA
Columbia
10,90
1985




Vamos ao arquivo XSL




     
     



     
      
           
         
       



 
Neste exemplo estamos transformando o arquivo xml em outro arquivo xml, mas nada impede de você transformar o documento xml em um arquivo html por exemplo.
 
No próximo post falarei sobre o XPath.
 
Grande abraço!

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Os padrões ligados ao XML

Entaum,

Assim que comecei a ter  contato com SOA, encontrei um amigo de longa data ministrando uma palestra sobre o assunto. Dali fomos tomar um chopp e ele, como grande entusiasta de tecnologia, começou a explanar um caminho a seguir para se trabalhar com SOA.

A princípio, o que eu guardei da conversa dele foi que tudo utiliza XML. Sendo assim, ficou claro que quanto maior for o conhecimento de tecnologias correlatas ao XML, maior seria a facilidade de se trabalhar com SOA.

Isto posto comecei a estudar a sopa de letrinhas que me levaram a relembrar os velhos tempos de WEB, ou seja, conhecer HTML, CSS, JavaScript e alguma linguagem de script. Com o advento do .NET, foram grandes os esforços para ofuscar essas tecnologias que ainda existem e cujo conhecimento é de suma importância para o desenvolvedor WEB.

Com o XML não é diferente, existe uma série de padrões envolvidos no trabalho com o XML, cada qual com a sua função e utilidade.

Neste Post, farei um breve resumo sobre esses padrões que serão detalhados em outros posts. Vamos em frente

No post sobre XML verificamos que esta se trata de uma linguagem de marcação que foi criada para carregar e/ou transportar dados. Simples assim.

Mas digamos que você precise mostrar esses dados de maneira amigável. Como fazer isso? Você pode usar CSS, XSLT ou ainda XSL-FO para formatar esses dados e apresenta-los de forma elegante através de um navegador WEB.

Imagine agora a seguinte situação: você não quer mostrar todo o XML. Quer mostrar apenas uma parte das informações contidas neste. Como você faria isso? O padrão Xpath é a solução.

Xpath é utlizado dentro do XSLT para acessar os dados contidos em um arquivo XML. O Xpath possibilita atravessar um documento XML .

Para filtramos as informações contidas no XML é utilizado  o XQuery. O XQuery foi projetado para qualquer efetuar consultas sobre um arquivo XML.

Agora vamos supor que você necessite criar links e âncoras num documento XML. Os padrões XLink e Xpoint foram respectivamente criados com esse propósito.

Como fazer com que um programador confeccione um arquivo xml  que contenha as informações necessárias para você(tipos de dados, ordem dos elementos, etc)? O padrão XML Schema foi desenvolvido com essa finalidade.

Bom, este POST teve apenas o propósito de dar um gostinho dos padrões envolvidos no trabalho com XML. Obviamente, é importante detalhar esses padrões. Portanto, detalharei  os padrões aqui mencionados em outros Posts.

Fico aqui.

Abs

Hugo